quarta-feira, 19 de junho de 2013

Questões - 1º ano

O trecho abaixo é o início de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade sobre o milésimo gol de Pelé. Leia-o para responder às questões 1 e 2.

Pelé: 1000

O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé. Aquele gol que gostaríamos tanto de fazer, que nos sentimos maduros para fazer, mas que, diabolicamente, não se deixa fazer. O gol.
[...]
ANDRADE, Carlos Drummond de. “Pelé: 1000”. In COELHO, Eduardo (org.). Donos da bola. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006. pp. 112-3.

1.   Releia o trecho.

O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé.



a.   O trecho “como Pelé” é empregado duas vezes. Na primeira, é separado por vírgula; na segunda, não. A presença e a ausência desse sinal de pontuação cria sentidos diferentes para esse trecho. Apresente-os.

b.   A diferença, às vezes sutil, entre a classificação da palavra um como artigo ou como numeral pode ser percebida nesse trecho. Com base no contexto linguístico que o parágrafo oferece, explique por que ambas as classificações são válidas nesse caso.

2. De cada 10 animais retirados da natureza, apenas 1 chega às mãos do consumidor final, 9 morrem na captura ou durante o transporte.
a.   Reescreva esse trecho empregando numerais fracionários.

b.   A proporção de aproveitamento e sacrifício dos animais retirados da natureza poderia ser indicada também por meio de porcentagem. Empregue esse recurso para reescrever o trecho.

Gabarito

1 - a) Antecedido pela vírgula, o trecho “como Pelé” é um exemplo de alguém que marcou mil gols; outro jogador que tivesse realizado esse feito também poderia ser citado: “O difícil não é fazer mil gols, como fulano, sicrano”. Já sem a vírgula, esse trecho é uma especificação para gol: gol à moda de Pelé, gol genial.
b) A palavra um pode ser considerada numeral se levar em conta a oposição que ela cria com o numeral mil, citado antes: contrapõem-se, de um lado, a marca elevada de mil pontos marcados e, de outro, um gol que seja apenas um (mas que tenha a beleza dos gols marcados por Pelé). A palavra um pode ser considerada também um artigo, se for atribuído à frase o sentido de “fazer qualquer gol como os que Pelé faz”. Esse sentido se confirma com o segundo período: “Aquele gol que gostaríamos tanto de fazer [...]”. 

2 - a) Apenas um décimo dos animais retirados da natureza chega às mãos do consumidor final, nove décimos morrem na captura ou durante o transporte.

b) Apenas 10% dos animais retirados da natureza chegam às mãos do consumidor final, 90% morrem na captura ou durante o transporte. 

Nenhum comentário: