quarta-feira, 19 de junho de 2013
Questões - 6º ano
[...]
Movida
pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa... de onde saiu
precipitadamente um vento de desgraças. Apavorada, ela viu passar a fisionomia
ameaçadora da crueldade e o sorriso malicioso do engano.
[...]
Claude Pouzadoux. Contos e lendas da mitologia grega.
Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 35-39.
1 - Explique por que a palavra “apavorada”
está no feminino e no singular.
2 - A quem se refere a palavra "apavorada"?
3 - Reescreva o fragmento abaixo no discurso direto.
[...]
Zeus
não ignorou por muito tempo esse furto. Assim que notou o brilho de uma chama
entre os mortais, o poderoso soberano deu vazão à sua cólera. No mesmo instante
jurou se vingar dos homens e do benfeitor deles, Prometeu. […]
Questões - 2º ano
1 - "Gueeenta coração... Pratique saúde. Seu coração ainda tem muitos jogos pela frente" representa graficamente um recurso
expressivo próprio da modalidade oral. Qual? A que situação da vida cotidiana
esse elemento remete?
_________________________________________________________________
Qualquer
concentração de álcool no organismo sujeita o condutor às penalidades
previstas na legislação brasileira [...].
2 - O acento grave (`) sinaliza na escrita a existência
de uma crase, a pronúncia de dois sons /a/ seguidos como se fossem um só. No
trecho em questão, trata-se da junção da preposição a com o artigo feminino as
(sujeitar alguém a / as penalidades previstas). Nas frases a
seguir, assinale com “x” aquela(s) em que a o acento grave deve ser utilizado
pela mesma razão.
I. ( ) O condutor deve se curvar
as normas de direção defensiva.
II. ( ) O condutor está sujeito a
essa situação.
III. ( ) O condutor está sujeito a
algumas leis.
IV. ( ) O condutor foi condenado a
pagar uma multa.
V. ( ) O condutor foi condenado a
prisão.
Questões - 1º ano
O
trecho abaixo é o início de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade sobre o
milésimo gol de Pelé. Leia-o para responder às questões 1 e 2.
Pelé: 1000
O difícil,
o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé.
Aquele gol que gostaríamos tanto de fazer, que nos sentimos maduros para fazer,
mas que, diabolicamente, não se deixa fazer. O gol.
[...]
ANDRADE,
Carlos Drummond de. “Pelé: 1000”. In COELHO, Eduardo (org.). Donos da bola.
Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006. pp. 112-3.
1.
Releia
o trecho.
O difícil,
o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um
gol como Pelé.
a.
O trecho “como Pelé” é empregado duas
vezes. Na primeira, é separado por vírgula; na segunda, não. A presença e a
ausência desse sinal de pontuação cria sentidos diferentes para esse trecho.
Apresente-os.
b.
A
diferença, às vezes sutil, entre a classificação da palavra um como
artigo ou como numeral pode ser percebida nesse trecho. Com base no contexto
linguístico que o parágrafo oferece, explique por que ambas as classificações
são válidas nesse caso.
2. De cada 10 animais retirados
da natureza, apenas 1 chega às
mãos do consumidor final, 9 morrem na
captura ou durante o transporte.
a.
Reescreva
esse trecho empregando numerais fracionários.
b.
A
proporção de aproveitamento e sacrifício dos animais retirados da natureza
poderia ser indicada também por meio de porcentagem. Empregue esse recurso para
reescrever o trecho.
Gabarito
1 - a)
Antecedido pela vírgula, o trecho “como Pelé” é um exemplo de alguém que marcou
mil gols; outro jogador que tivesse realizado esse feito também poderia ser
citado: “O difícil não é fazer mil gols, como fulano, sicrano”. Já sem a
vírgula, esse trecho é uma especificação para gol: gol à moda de Pelé, gol
genial.
b) A
palavra um pode ser considerada numeral se levar em conta a oposição que ela
cria com o numeral mil, citado antes: contrapõem-se, de um lado, a marca
elevada de mil pontos marcados e, de outro, um gol que seja apenas um (mas que
tenha a beleza dos gols marcados por Pelé). A palavra um pode ser considerada
também um artigo, se for atribuído à frase o sentido de “fazer qualquer gol
como os que Pelé faz”. Esse sentido se confirma com o segundo período: “Aquele
gol que gostaríamos tanto de fazer [...]”.
2 - a)
Apenas um décimo dos animais retirados da natureza chega às mãos do consumidor
final, nove décimos morrem na captura ou durante o transporte.
b) Apenas
10% dos animais retirados da natureza chegam às mãos do consumidor final, 90%
morrem na captura ou durante o transporte.
Questões - 9º ano
1 – Algum
de vós conseguirei a bolsa de estudo?
2 – Sei que
pelo menos um terço dos jogadores estavam dentro do campo naquela hora.
3 – Os
Estados Unidos são um país muito rico.
4 – No
relógio do Largo da Matriz bateu cinco horas: era o sinal esperado.
1.
Está(ão) errada(s):
a) Somente
a frase 1.
b) Somente
a frase 2.
c) As
frases 2 e 3.
d) As
frases 1 e 4.
e) As
frases 2 e 4.
2.
Assinale a alternativa incorreta, segundo a
norma gramatical:
a) Os Estados Unidos, em 1941,
declararam guerra à Alemanha.
b) Aqueles casais parecia viverem
felizes.
c) Cancelamos o passeio, haja visto o
mau tempo.
d) Mais de um dos candidatos se
cumprimentaram.
e) Não tínhamos visto as crianças que
faziam oito anos.
3. Há concordância inadequada em:
a) clima e terras desconhecidas.
b) terras e clima desconhecidas.
c) clima e terra desconhecidos.
d) terras e clima desconhecido.
e) terras e clima desconhecidos.
4. Marque a frase absolutamente
inaceitável, do ponto de vista da concordância nominal:
a) É necessária paciência.
b) Não é bonito ofendermos aos outros.
c) É bom bebermos cerveja.
d) Não é permitido presença de
estranhos.
e) Água de Melissa é ótimo para os
nervos.
5. Já _______ anos, _______ neste local
árvores e flores. Hoje, só ______ ervas daninhas.
a) fazem/havia/existe
b) fazem/havia/existe
c) fazem/haviam/existem
d) faz/havia/existe
e) faz/havia/existem
6.
Leia
os trechos a seguir, extraídos do livro 100 números para sonhar um mundo
diferente e explique a concordância verbal realizada nas
frases destacadas.
a.
Apenas 10% das crianças e dos adolescentes do
planeta vivem em países desenvolvidos. (p. 15)
b.
Um quinto da corrente elétrica fabricada no mundo é
de origem renovável. (...) (p. 34)
Gabarito
1. D.
2. C.
3. B.
4. A.
5. E.
6. a. Nas expressões com porcentagem, em
geral, o verbo concorda com o número.
b. Expressões com fração. O verbo concorda
com o número que representa o numerador.
Questões - 3º ano
Em 4 de dezembro, três dias depois da
prisão de Rosa Parks, algumas igrejas protestantes frequentadas por negros
organizaram o mais longo e surpreendente boicote contra os ônibus de
Montgomery.
1 - Responda:
Enunciados
organizados em torno de uma ou mais orações são chamados períodos. O trecho acima é um período simples ou composto? Explique sua resposta.
I - Foi mesmo um momento
de grande tristeza o ano de 2005.
II - Somente um protesto
muito bem organizado e com motivos concretos sobrevive por tantos meses.
2 - Os
trechos I e II apresentam sujeitos expressos. Aponte-os e indique seu(s)
núcleo(s).
__________________________________________________________
I - A prática de racismo é crime desde
1989.
II - [...] todo racismo é uma agressão à
dignidade humana.
III-
[...] um caminho [...] é o fortalecimento de políticas afirmativas
[...].
3 - Do
ponto de vista sintático, que classificação recebem os verbos das três orações?
4 - Nos
casos acima, o núcleo do predicado tem estreita ligação com o sujeito; um se
identifica com o outro. Explique a importância disso em um prefácio como o que
você leu.
GABARITO
1 - Trata-se de um período
simples, pois ele apresenta uma só oração, que se organiza em torno do verbo
“organizaram”.
2 - I -
Sujeito: o ano de 2005 / Núcleo: ano
II - Sujeito: somente um protesto muito bem organizado e com motivos
concretos / Núcleo: protesto
3 - Verbo de
ligação.
4 - Nessas orações, o núcleo do
predicado, ao dizer em que o sujeito consiste (crime, agressão à dignidade
humana, fortalecimento de políticas afirmativas), expressa uma opinião a
respeito das ideias que compõem o sujeito. Esse julgamento é importante em um
texto (um prefácio) cujo objetivo é avaliar uma obra.
Questões - 8º ano
“Valha-me, Nossa Senhora,/ Mãe de Deus de
Nazaré!/ A vaca mansa dá leite,/ a braba dá quando quer./ A mansa dá sossegada,/ a braba levanta o pé./ Já fui barco, fui
navio,/ mas hoje sou escaler./ Já fui menino, fui homem,/ só me falta ser
mulher”.
Responda:
a) No trecho destacado,
o predicado pode ser classificado como verbo-nominal. Explique por quê.
b)
Embora
não esteja explícito no trecho em destaque, identifique o complemento da forma
verbal “dá”.
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