quarta-feira, 19 de junho de 2013

10 dicas de interpretação de textos

01. Ler todo o texto.
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura.
03. Ler o texto pelo menos umas três vezes.
04. Ler com perspicácia, sutileza.
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar.
06. Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor.
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão.
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente.
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão.
10. Marcar a resposta correta apenas quando for entregar a avaliação.

Questões - 6º ano

[...]
Movida pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa... de onde saiu precipitadamente um vento de desgraças. Apavorada, ela viu passar a fisionomia ameaçadora da crueldade e o sorriso malicioso do engano.
[...]

Claude Pouzadoux. Contos e lendas da mitologia grega. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 35-39.


1 - Explique por que a palavra “apavorada” está no feminino e no singular.

2 - A quem se refere a palavra "apavorada"?

3 - Reescreva o fragmento abaixo no discurso direto.


[...]
Zeus não ignorou por muito tempo esse furto. Assim que notou o brilho de uma chama entre os mortais, o poderoso soberano deu vazão à sua cólera. No mesmo instante jurou se vingar dos homens e do benfeitor deles, Prometeu. […]

Questões - 2º ano

1 - "Gueeenta coração... Pratique saúde. Seu coração ainda tem muitos jogos pela frente" representa graficamente um recurso expressivo próprio da modalidade oral. Qual? A que situação da vida cotidiana esse elemento remete?
_________________________________________________________________
Qualquer concentração de álcool no organismo sujeita o condutor às penalidades previstas na legislação brasileira [...].

2 -     O acento grave (`) sinaliza na escrita a existência de uma crase, a pronúncia de dois sons /a/ seguidos como se fossem um só. No trecho em questão, trata-se da junção da preposição a com o artigo femi­nino as (sujeitar alguém a / as penalidades previstas). Nas frases a seguir, assinale com “x” aquela(s) em que a o acento grave deve ser utilizado pela mesma razão.

          I.   (    ) O condutor deve se curvar as normas de direção defensiva.
         II.   (    ) O condutor está sujeito a essa situação.
        III.   (    ) O condutor está sujeito a algumas leis.
       IV.   (    ) O condutor foi condenado a pagar uma multa.
        V.   (    ) O condutor foi condenado a prisão.

Questões - 1º ano

O trecho abaixo é o início de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade sobre o milésimo gol de Pelé. Leia-o para responder às questões 1 e 2.

Pelé: 1000

O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé. Aquele gol que gostaríamos tanto de fazer, que nos sentimos maduros para fazer, mas que, diabolicamente, não se deixa fazer. O gol.
[...]
ANDRADE, Carlos Drummond de. “Pelé: 1000”. In COELHO, Eduardo (org.). Donos da bola. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006. pp. 112-3.

1.   Releia o trecho.

O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé.



a.   O trecho “como Pelé” é empregado duas vezes. Na primeira, é separado por vírgula; na segunda, não. A presença e a ausência desse sinal de pontuação cria sentidos diferentes para esse trecho. Apresente-os.

b.   A diferença, às vezes sutil, entre a classificação da palavra um como artigo ou como numeral pode ser percebida nesse trecho. Com base no contexto linguístico que o parágrafo oferece, explique por que ambas as classificações são válidas nesse caso.

2. De cada 10 animais retirados da natureza, apenas 1 chega às mãos do consumidor final, 9 morrem na captura ou durante o transporte.
a.   Reescreva esse trecho empregando numerais fracionários.

b.   A proporção de aproveitamento e sacrifício dos animais retirados da natureza poderia ser indicada também por meio de porcentagem. Empregue esse recurso para reescrever o trecho.

Gabarito

1 - a) Antecedido pela vírgula, o trecho “como Pelé” é um exemplo de alguém que marcou mil gols; outro jogador que tivesse realizado esse feito também poderia ser citado: “O difícil não é fazer mil gols, como fulano, sicrano”. Já sem a vírgula, esse trecho é uma especificação para gol: gol à moda de Pelé, gol genial.
b) A palavra um pode ser considerada numeral se levar em conta a oposição que ela cria com o numeral mil, citado antes: contrapõem-se, de um lado, a marca elevada de mil pontos marcados e, de outro, um gol que seja apenas um (mas que tenha a beleza dos gols marcados por Pelé). A palavra um pode ser considerada também um artigo, se for atribuído à frase o sentido de “fazer qualquer gol como os que Pelé faz”. Esse sentido se confirma com o segundo período: “Aquele gol que gostaríamos tanto de fazer [...]”. 

2 - a) Apenas um décimo dos animais retirados da natureza chega às mãos do consumidor final, nove décimos morrem na captura ou durante o transporte.

b) Apenas 10% dos animais retirados da natureza chegam às mãos do consumidor final, 90% morrem na captura ou durante o transporte. 

Questões - 9º ano

1 – Algum de vós conseguirei a bolsa de estudo?
2 – Sei que pelo menos um terço dos jogadores estavam dentro do campo naquela hora.
3 – Os Estados Unidos são um país muito rico.
4 – No relógio do Largo da Matriz bateu cinco horas: era o sinal esperado.

1.   Está(ão) errada(s):
a) Somente a frase 1.
b) Somente a frase 2.
c) As frases 2 e 3.
d) As frases 1 e 4.
e) As frases 2 e 4.

2.   Assinale a alternativa incorreta, segundo a norma gramatical:
a) Os Estados Unidos, em 1941, declararam guerra à Alemanha.
b) Aqueles casais parecia viverem felizes.
c) Cancelamos o passeio, haja visto o mau tempo.
d) Mais de um dos candidatos se cumprimentaram.
e) Não tínhamos visto as crianças que faziam oito anos.

3.   Há concordância inadequada em:
a) clima e terras desconhecidas.
b) terras e clima desconhecidas.
c) clima e terra desconhecidos.
d) terras e clima desconhecido.
e) terras e clima desconhecidos.

4.   Marque a frase absolutamente inaceitável, do ponto de vista da concordância nominal:
a) É necessária paciência.
b) Não é bonito ofendermos aos outros.
c) É bom bebermos cerveja.
d) Não é permitido presença de estranhos.
e) Água de Melissa é ótimo para os nervos.

5.   Já _______ anos, _______ neste local árvores e flores. Hoje, só ______ ervas daninhas.
a) fazem/havia/existe
b) fazem/havia/existe
c) fazem/haviam/existem
d) faz/havia/existe
e) faz/havia/existem

6.   Leia os trechos a seguir, extraídos do livro 100 números para sonhar um mundo diferente e explique a concordância verbal realizada nas frases destacadas.



a.   Apenas 10% das crianças e dos adolescentes do planeta vivem em países desenvolvidos. (p. 15)

b.   Um quinto da corrente elétrica fabricada no mundo é de origem renovável. (...) (p. 34)

Gabarito
1. D.  
2. C.
3. B.
4. A.
5. E.
6. a. Nas expressões com porcentagem, em geral, o verbo concorda com o número.

b. Expressões com fração. O verbo concorda com o número que representa o numerador.

Questões - 3º ano

Em 4 de dezembro, três dias depois da prisão de Rosa Parks, algumas igrejas protestantes frequentadas por negros organizaram o mais longo e surpreendente boicote contra os ônibus de Montgomery.



1 - Responda:
    Enunciados organizados em torno de uma ou mais orações são chamados períodos. O trecho acima é um período simples ou composto? Explique sua resposta.


I - Foi mesmo um momento de grande tristeza o ano de 2005.
II - Somente um protesto muito bem organizado e com motivos concretos sobrevive por tantos meses.

2 - Os trechos I e II apresentam sujeitos expressos. Aponte-os e indique seu(s) núcleo(s).

__________________________________________________________
I - A prática de racismo é crime desde 1989.
II - [...] todo racismo é uma agressão à dignidade humana.
III- [...] um caminho [...] é o fortalecimento de políticas afirmativas [...].

3 -  Do ponto de vista sintático, que classificação recebem os verbos das três orações?

4 -  Nos casos acima, o núcleo do predicado tem estreita ligação com o sujeito; um se identifica com o outro. Explique a importância disso em um prefácio como o que você leu. 


GABARITO
1 -  Trata-se de um período simples, pois ele apresenta uma só oração, que se organiza em torno do verbo “organizaram”.
2 -   I - Sujeito: o ano de 2005 / Núcleo: ano
II - Sujeito: somente um protesto muito bem organizado e com motivos concretos / Núcleo: protesto
3 -   Verbo de ligação.

4 - Nessas orações, o núcleo do predicado, ao dizer em que o sujeito consiste (crime, agressão à dignidade humana, fortalecimento de políticas afirmativas), expressa uma opinião a respeito das ideias que compõem o sujeito. Esse julgamento é importante em um texto (um prefácio) cujo objetivo é avaliar uma obra.

Questões - 8º ano

 “Valha-me, Nossa Senhora,/ Mãe de Deus de Nazaré!/ A vaca mansa dá leite,/ a braba dá quando quer./ A mansa dá sossegada,/ a braba levanta o pé./ Já fui barco, fui navio,/ mas hoje sou escaler./ Já fui menino, fui homem,/ só me falta ser mulher”.

 Responda:
a)  No trecho destacado, o predicado pode ser classificado como verbo-nominal. Explique por quê.


b)  Embora não esteja explícito no trecho em destaque, identifique o complemento da forma verbal “dá”.