quinta-feira, 23 de junho de 2016

3ª Proposta de redação: "Vício em tecnologia: seremos dependentes das máquinas?"

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: vício em tecnologia: seremos dependentes das máquinas? Apresente propostas de conscientização social que respeitem os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coesa e coerente, argumentos, fatos e opiniões para a defesa do seu ponto de vista.
TEXTO I -
Junto com o "boom" da internet e o incrível desenvolvimento dos jogos eletrônicos, aumentaram as preocupações acerca das possíveis consequências negativas que o uso intenso dessas tecnologias poderia causar. Boa parte desse medo vinha das semelhanças que o uso intenso da internet e dos jogos eletrônicos tinha com o uso de drogas como álcool, cigarro e cocaína.(...)
Do ponto de vista clínico, considera-se Dependência de Tecnologia (do inglês "technological addiction") quando o indivíduo não consegue controlar o próprio uso da internet/jogos/smartphones, ocasionando sofrimento intenso e/ou prejuízo significativo em diversas áreas da vida.(...)
Contudo, já sabemos algumas coisas importantes sobre essa condição que justificam a nossa preocupação em estudar melhor esse assunto:
A dependência de tecnologia é um fenômeno global, e estima-se que aproximadamente 5% dos jovens que usam as redes sociais ou jogam on-line possam ter algum problema decorrente do seu uso e meninos têm mais problemas devido aos jogos online, enquanto as meninas fazem uso mais intenso das redes sociais. A maioria dos jovens que se encontra nessa condição apresenta também outros problemas que necessitam atenção. Os mais comuns são depressão, ansiedade social, déficit de atenção/hiperatividade e agressividade.
Disponível em: <http://dependenciadetecnologia.org/dependencia-de-tecnologia/definicoes/> (adaptado) Acesso em: 04 abril 2016
TEXTO II -Confira os sintomas da nomofobia (medo de ficar sem o celular):
1) Incapacidade de desligar o telefone;
2) Verificar de maneira obsessiva chamadas, e-mails e mensagens de aplicativos;
3) Ficar continuadamente preocupado com a duração da bateria;
4) Ficar incomodado quando a rede não funciona direito
Sintomas da dependência da internet:
1) Preocupação excessiva com a internet;
2) Passar cada vez mais tempo online;
3) Tentativas fracassadas de reduzir o tempo na rede;
4) Irritabilidade, depressão ou instabilidade de humor quando o uso da internet está limitado;
5) Ficar online mais tempo do que o previsto;
6) Colocar relacionamento ou trabalho em risco;
7) Mentir para os outros sobre tempo gasto na rede;
8) Usar a internet para escapar de problemas;
Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2015/10/confira-os-sintomas-da-nomofobia-dependencia-do-celular.html> Acesso 04 de abril 2016
 TEXTO III -













Disponível em: <http://paduacampos.com.br/2012/wp-content/uploads/2012/07/papai-sem-chip.jpg> Acesso 04 de abril 2016
TEXTO IV- 
O mito de que a tecnologia iria desencorajar a leitura está morto e enterrado. Ao contrário, os canais abertos pelo mundo virtual derrubam outro mito: a de que os adolescentes, viciados em videogame ou redes sociais, não teriam mais tempo ou paciência para acompanhar uma boa história. Na verdade, a produção literária para esse público diversificou as narrativas com histórias mais próximas da realidade, perdendo um pouco da genética didática, por sugestão dos próprios leitores.
Hoje, o Brasil tem cerca de 1.000 blogueiros que escrevem sobre livros de adolescentes. A Companhia das Letras tem parceria com 100 deles, que avaliam e fazem uma resenha dos títulos.
Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2014/08/22/cultura/1408741285_362163.html> Acesso em 04 de abril de 2016

Nenhum comentário: